Skip to content
ico-brasao-ap
GOVERNO
DO AMAPÁ
SECRETARIA DE ESTADO DA FAZENDA

Sobre o Amapá

O município de Amapá foi criado em 22 de outubro de 1901 e sua história está ligada a questões litigiosas com a França que, durante algum tempo, reivindicou soberania sobre a área.

Nos episódios diplomáticos e de enfrentamentos militares que culminaram com a conquista brasileira desse território em 1900, destacou-se a figura de Francisco Xavier da Veiga Cabral, o Cabralzinho, que por seus atos de bravura tornou-se figura heróica do Estado.

O município dispõe de diferentes vocações produtivas, todavia, devido a sua riqueza em pastagens naturais, a principal base econômica é representada pela pecuária extensiva que, em relação ao Estado, concentra o maior rebanho.

Atrações turísticas

Festival da Gurijuba, de 26 a 30 de junho: Evento de grande significado para a divulgação da pesca artesanal do município e de valorização do referido pescado como base de inúmeros pratos típicos.

Cachoeira Grande: Distante 30 km da sede do município, esse atributo natural se apresenta como uma das grandes opções de lazer e entretenimento.

 

Estação ecológica das ilhas de Maracá e Jipioca: Separada do continente pelo canal de Carapaporis, essa unidade de conservação dispõe de ambientes naturais típicos do litoral amapaense, como grandes áreas de manguezais e de campos inundáveis.

Base Aérea: Testemunho da participação do Brasil nos acontecimentos da Segunda Guerra Mundial.

Ambientes lacustres: Constituem cenários de rara beleza, incluindo a presença de lagos permanentes e temporários, densa rede de drenagem que é profundamente influenciada pelos regimes de chuvas regionais. Nesse ambiente, existe uma rica e diversificada fauna aquática

Feira agropecuária: Evento destinado à comercialização e divulgação da maior atividade econômica do município: a pecuária.