Skip to content
ico-brasao-ap
GOVERNO
DO AMAPÁ
SECRETARIA DE ESTADO DA FAZENDA

Sobre Cutias

O município de Cutias do Araguary foi criado em 1º de maio de 1992 e tem como base territorial, em sua maior parte, ambientes inundáveis, na forma de várzeas campestres e de florestas ribeirinhas.

Sua economia é centrada no aproveitamento das vocacionalidades produtivas, destacando-se o desenvolvimento da pecuária extensiva seguida pela agricultura itinerante e pesca artesanal.

A principal via fluvial do município é o baixo curso do rio Araguari através do qual se processa grande parte do transporte de seus produtos.

Atrações turísticas


Festival do Pirarucu, de 26 a 27 de julho:
 O evento destaca a condição particular do município a propósito dos estoques naturais, pesca e costumes alimentícios regionais.

Pororoca: Fenômeno natural de rara beleza que, diariamente, pode ser observado no baixo curso e foz do Rio Araguari. Sua origem está ligada aos processos hidrodinâmicos que decorrem do encontro das águas amazônicas com o oceano Atlântico.

Nichos de reprodução de aves aquáticas: Áreas ligadas aos ambientes de várzea que representam uma amostra da riqueza e diversidade faunística do município.

Ambientação fluvial: O município dispõe de uma vasta rede hidrográfica da qual se destacam os rios Gurupora, Pacuí, Araguari e Gurijuba.