Skip to content
ico-brasao-ap
GOVERNO
DO AMAPÁ
SECRETARIA DE ESTADO DA FAZENDA

Sobre Mazagão

Mazagão foi elevado à categoria de município em 28 de novembro de 1890. Sua origem remonta à história do povoado de Mazagão Velho, fundado em 1770 para abrigar 163 famílias portuguesas vindas da África, fugindo da guerra entre cristãos e mouros. Ainda nesse mesmo ano, deu-se origem à festa de São Tiago, para reviver a batalha entre portugueses e muçulmanos. Atualmente, a sede do município é a cidade de Mazagão Novo, a 35 km da capital do Estado. A base produtiva do município é representada principalmente pela agropecuária e o extrativismo vegetal e mineral, de ouro e argila.

Atrações turísticas


Festa de São Tiago


Realizada de 24 a 25 de julho, procura reproduzir a luta entre mouros e cristãos na África. Segundo a lenda, o próprio São Tiago teria aparecido na forma de um soldado anônimo, participando da batalha. A guerra religiosa se prolongou por dias, com grande vantagem para os portugueses. Os mulçumanos, liderados pelo rei Caldeira, imaginaram então um estratagema: pedir o fim da guerra e entregar aos chefes cristãos, como presente, comidas envenenadas.Os lusitanos, entretanto, perceberam a cilada e jogaram parte da comida na granja onde ficavam os animais dos mouros.

À noite, os mouros deram um baile de máscaras para que os cristãos que quisessem mudar de lado o fizessem sem ser reconhecidos pelos seus superiores. Os cristãos compareceram à festa mascarados e distribuíram a comida envenenada para os mouros. Como resultado, até o rei Caldeira acabou morto.

Esse e outros episódios da guerra entre cristãos e muçulmanos são lembrados todo ano na festa de São Tiago através de representações. Embora a festa comece no dia 16 de julho e termine dia 27, o movimento maior acontece nos dia 24 e 25. Nos dias 26 e 27 é a vez das crianças teatralizarem o episódio, montadas em cavalinhos de miriti.